terça-feira, 12 de agosto de 2008

Soichiro Honda - História da Construção de um Império

Rating:★★★★★
Category:Books
Genre: Biographies & Memoirs
Author:Fonte da Cronologia: http://www.honda.co
Uma das minhas favoritas “Histórias do Supremo Sucesso” é a do Sr. Soichiro Honda, fundador da corporação que traz o seu nome. Como todas as companhias, independente de seu tamanho, a Honda começou com uma decisão e um desejo apaixonado de produzir um resultado.Em 1938, enquanto ainda estava na escola, o Sr. Honda pegou tudo o que tinha e investiu numa pequena oficina, onde começou a desenvolver seu conceito de anel de pistom. Queria vender seu trabalho à Toyota Corporation, e por isso trabalhou dia e noite, todo lambuzado de graxa, dormindo na oficina, sempre acreditando que era capaz de produzir o resultado. Chegou inclusive a empenhar as jóias da mu­lher para permanecer no negócio. Mas quando finalmente terminou os anéis de pistom e os apresentou à Toyota. disseram-lhe que não aten­dia aos padrões da firma. Voltou à escola por mais dois anos, ouvindo a risada de deboche dos professores e colegas, quando comentavam como eram absurdos seus objetivos.

Mas em vez de focalizar a dor da experiência, ele decidiu conti­nuar a focalizar seu objetivo. Até que por fim, após mais dois anos, a Toyota deu ao Sr. Honda o contrato com que ele sonhava. Sua pai­xão e convicção deram certo, porque ele sabia o que queria, entrou em ação, observou seu trabalho, e foi mudando o foco até conseguir o que desejava. Surgiu então um novo problema.

O governo japonês se preparava para a guerra, e negou a Honda o concreto de que precisava para construir sua fábrica. Ele desistiu? Focalizou a injustiça da situação? Achou que significava a morte do seu sonho? Absolutamente não. Mais uma vez, Honda decidiu utilizar a experiência, e desenvolveu outra estratégia. Ele e sua equipe inventa­ram um processo para fabricar seu próprio concreto, e a fábrica foi construída. Durante a guerra. foi bombardeada duas vezes, ficando destruídas grande parte das instalações. A reação de Ronda? Imedia­tamente convocou sua equipe, e recolheram os bujões de gasolina ex­tra que os aviões americanos descartavam. Chamou-os de “presente do Presidente Truman”, porque lhe proporcionaram a matéria-prima de que precisava para o seu processo industrial - matéria-prima que naquele tempo não era disponível no Japão. Finalmente, após sobre­viver a tudo isso, um terremoto arrasou com a fábrica. Honda decidiu vender sua operação de pistons para a Toyota.

Aqui está um homem que claramente tomou decisões fortes para ter sucesso. Acreditava e tinha paixão pelo que fazia. Possuía uma gran­de estratégia. Agia com determinação. Mudava sempre de foco, mas ainda assim não produzia os resultados por que se empenhava. Deci­diu perseverar.

Depois da guerra, uma tremenda escassez de gasolina atingiu o Japão, e o Sr. Honda não podia sequer sair no seu carro para comprar comida para a família. Em desespero, adaptou um pequeno motor à sua bicicleta. Num abrir e fechar de olhos, os vizinhos pediram para que lhes construísse aquelas “bicicletas motorizadas”. Um após ou­tro, todos foram sendo atendidos, até que ele ficou sem motores. De­cidiu então construir uma fábrica para produzir os motores para sua nova invenção, mas não dispunha do capital.

Como antes, tomou a decisão de encontrar um caminho, fosse qual fosse! Sua solução foi apelar para os 18.000 proprietários de lojas de bicicletas no Japão, escrevendo a cada um deles uma carta pessoal. Disse-Ihes como podiam desempenhar um papel na revitalização do Ja­pão através da mobilidade do seu invento, e convenceu cinco mil a adiantarem o capital de que necessitava.

No entanto. seu produto foi vendido apenas aos mais entusiasmados, por ser grande e pesado. Ele fez um ajustamento final, e criou uma versão muito mais leve e em escala reduzida de sua bicicleta motorizada. Tornou-se um sucesso “da noite para o dia”, e valeu uma recompensa do Imperador. Mais tarde, passou a exportar suas motos para a Europa e Estados Unidos, pros­seguindo nos anos setenta com os carros que se tornaram tão populares.

Hoje, a Honda Corporation emprega mais de cem mil pessoas nos Estados Unidos e Japão, e é considerada como um dos maiores impé­rios automobilísticos japoneses, ultrapassando todos os demais, exce­to a Toyota, nos Estados Unidos. Isso aconteceu porque um homem compreendeu o valor de uma decisão vigorosa a servir de base para a ação, não importa em que condições, numa base contínua.

Honda certamente sabia que às vezes, quando se toma uma decisão e se age, pode parecer a curto prazo que não está funcionando. Para ter êxito, precisamos ter um foco a longo prazo. A maioria dos desafios que enfrentamos na vida - como ceder constantemente à tenta­ção de comer demais, beber ou fumar - nascem de um foco a curto prazo. Sucesso e fracasso não são experiências que ocorram da noite para o dia.

Fonte: Livro “Desperte o Gigante Interior” - Editora Record

Autor: Anthony Robbins - Palestrante Internacional, Especialista em Neurolinguística e Escritor

Anos 40
1946 • Soichiro Honda funda o Honda Technical Research Institute, em Hamamatsu, no Japão

1948 • Constituição da Honda Motor Co. Ltd.

1949 • Início da produção da motocicleta Dream, tipo D, motor de dois tempos, 98cc

Anos 50

1953 • Início da produção de produtos de força, tipo H, para usos gerais

1959 • Estabelecimento da American Honda Motor Co.

Anos 60

1960 • Estabelecimento independente da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento - Honda R & D Co. Ltd.

1961 • A Honda conquista os cinco primeiros lugares nas categorias 125cc e 250cc no tradicional circuito Man Tourist Trophy

1963 • Lançamento do carro esporte S 500 e do caminhão leve T 360

Anos 70

1970 • Inauguração do Honda Driving Safety Promotion Center

1971 • Constituição da Honda Motor do Brasil Ltda., em São Paulo

1972 • Início das importações de vários modelos de motocicletas para o Brasil

• A Honda anuncia os motores CVCC (Compound Vortex Controlled Combustion) de baixo índice de poluição

• Lançamento do automóvel Civic 1200cc

1973 • Início da primeira fase de importações de produtos de força para o Brasil, como geradores, motores estacionários e motobombas

1976 • Lançamento da motocicleta CG 125 no Brasil

Anos 80

1980

• Lançamento da motocicleta CB 400 no Brasil

• A produção de automóveis Accord em todo o mundo atinge a marca de 1 milhão de unidades

• Lançamento dos automóveis Quint e Ballade

• Lançamento do scooter Tact

1980

• Lançamento das motocicletas CB 400 II e CG 125 álcool no Brasil

• Constituição do Consórcio Nacional Honda no Brasil

• Lançamento do automóvel City

Anos 90

1990

• Lançamento das motocicletas NX 350 Sahara e CBX 750 F Indy no Brasil

• A equipe McLaren-Honda conquista o campeonato mundial de Fórmula 1

1991

• Lançamento da motocicleta CG 125 Today com CDI no Brasil

• Reinício da importação de produtos de força, como motores de popa, geradores, motores estacionários e motobombas

• Morre Soichiro Honda, fundador da Honda

1992

• A Honda atinge a marca de de 1,5 milhão de motocicletas produzidas no Brasil

• Constituição da HTA Indústria e Comércio Ltda., dedicada à produção de motonetas, scooters, geradores de força, embalagens de aço e montagem de componentes para motocicletas

• Lançamento das motocicletas C 100 Dream, NX 150 Série Special Nature e relançamento da motocicleta XL 125 S no Brasil

• Início das importações de automóveis Honda, modelos Civic, Accord, Prelude e Legend e das motocicletas CBR 600F, CBR 1000 F, NX 650 Dominator, CR 80, CR 125 e CR 250 e do quadriciclo Fourtrax no Brasil

1993

• Lançamento das motocicletas NX 200, XR 200 R e CBX 200 Strada e do scooter CH 125 Spacy no Brasil

• A Honda vence o World Solar Challenge 1993, a mais longa corrida de carro solar, com o Honda Dream

1994

• Lançamento no Brasil da motocicleta CG 125 Titan, evolução do modelo CG 125 Today

• Lançado no Japão a minivan Odyssey

• Início das vendas do scooter elétrico CUV-ES

• A Honda conquista o Campeonato Mundial de Motovelocidade de 500cc com Michael Doohan

• Início da participação da Honda em competições de Fórmula Indy

1995

• A Moto Honda da Amazônia conquista o certificado ISO 9002, que reconhece a qualidade na fabricação de seus produtos com alta tecnologia

• A Honda conquista o Campeonato Mundial de Motovelocidade de 500cc e sua primeira vitória na Fórmula Indy em New Hampshire, Estados Unidos

1996

• Constituição da Honda Automóveis do Brasil Ltda.

• A Honda comemora a marca de 2 milhões de motocicletas produzidas no Brasil

• Início da importação de motocicleta modelo CBR 900RR Fireblade e do automóvel Odyssey no Brasil

• A Honda pela primeira vez é campeã na Fórmula Indy, no Mundial de Motocross 250cc e pela terceira vez consecutiva do Campeonato Mundial de Motovelocidade 500cc

1997

• A Honda supera a marca de 30 milhões de Produtos de Força produzidos em todo o mundo

• A Honda lança o livro Honda 25 anos de Brasil em comemoração aos 25 anos de atividades da empresa no País

• A Moto Honda da Amazônia é eleita Montadora do Ano no Brasil, título concedido pela Fenabrave com o objetivo de identificar qual marca representa o melhor negócio para a rede de concessionárias

• A Honda Motor Co. lança o modelo conceito J-VX, proposta da empresa do automóvel para o século XXI

1998

• A Honda Motor Co. apresenta seus dois primeiros modelos de turbinas para avião, ambas movidas a gás

• É inaugurado o Centro Educacional de Trânsito Honda - CETH, em Indaiatuba, São Paulo onde passam a ser realizados os cursos de pilotagem de motocicletas para rede de concessionárias e frotistas, além de competições de motocross nacionais e internacionais

• Honda lança C100 Biz, um dos maiores sucessos da marca e uma das portas de entrada para o segmento de duas rodas do mercado brasileiro

• Honda inicia comemorações de 50 anos de fundação

• Michael Doohan conquista o pentacampeonato mundial do motovelocidade na categoria 500cc

• A Honda conquista o bicampeonato entre os construtores na fórmula mundial, com seu motor HRK V8

1999

• Honda atinge 3 milhões de motocicletas produzidas no Brasil

• A Honda lança o motor Hyper Vtec para motocicletas, tecnologia de última geração

• A Honda Motor Co. anuncia acordo com a BAR (British American Racing) para voltar a Fórmula 1 na próxima temporada

• A Moto Honda conquista a certificação ISO 14001 - conceituado certificado internacional de respeito ao meio ambiente

• A Honda lança o modelo NX4 Falcon de 400cc

• Honda C100 Biz, segundo modelo mais vendido no Brasil, ganha versão ES com partida elétrica

• A Moto Honda da Amazônia é eleita pelo segundo ano consecutivo a Montadora do Ano 1999 pela Fenabrave

• É lançado o Insight, o carro híbrido da Honda movido a gasolina e eletricidade

• A Honda apresenta no Tokyo Motor Show, o FCX, carro conceito equipado com a unidade FC (Fuel Cell), processo que substitui o motor de combustão interna a gasolina, por célula de combustível que utiliza o metanol

• A Honda lança a quinta geração da CG 125 Titan, a motocicleta líder do mercado brasileiro em todos os tempos

• A Honda ganha mais um campeonato na Fórmula Mundial

• A Honda conquista hexacampeonato mundial de motovelocidade na categoria 500cc com o espanhol Alex Crivillé

• A Honda retorna a Fórmula 1 com a equipe BAR

Anos 00

2000

• Honda inicia a comercialização do CR-V no Brasil

• Honda comemora a produção de 2.000.000 de unidades do modelo CG 125, motocicleta líder do mercado brasileiro em todos os tempos

• Honda desenvolve Projeto de Preservação Ambiental em Manaus

• Iniciam-se as atividades das instituições financeiras Banco Honda e Honda Leasing

• Honda XLR 125, porta de entrada para o mundo off-road, ganha versão ES, com partida elétrica

• Honda lança no Brasil a sétima geração do modelo Civic, sucesso de vendas em mais de 140 países, com quase 15 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 1972

• Honda é campeã no Mundial de Motocross – categoria 250 cc, com o piloto Fréderic Bolley

2001

• Honda atinge a marca de 4 milhões de motos produzidas no Brasil

• Honda lança novo modelo no mercado brasileiro: a street CBX 250 Twister

• Honda inicia no Brasil a comercialização do quadriciclo TRX 350 Fourtrax

• Honda inaugura estação de efluentes em sua fábrica de Manaus

• Honda lança a on-off road XR 250 Tornado para o mercado brasileiro

• Fábrica da Honda Automóveis do Brasil completa 4 anos

• Honda anuncia a produção do novo Civic Híbrido no Japão

• Honda Automóveis anuncia o Fit, seu segundo automóvel brasileiro

• Moto Honda comemora 30 anos no Brasil

• Modelo TRX 350 Fourtrax passa a ser montado, em sistema CKD, no Brasil

2002

• Honda lança versão KSE da CG 125 Titan, com partida elétrica e freios a tambor

• Honda lança mais uma versão da Biz no mercado brasileiro: a C100 Biz +

• Moto Honda atinge a marca de 5 milhões de motocicletas produzidas no Brasil

• Sucesso de vendas, Honda Civic completa 30 anos no mercado mundial

• Fábrica da Honda Automóveis do Brasil completa 5 anos

2003

• Honda inaugura nova pista de testes, no município de Rio Preto da Eva (AM)

• Honda apresenta a nova NXR Bros, primeiro modelo com duas opções de motorização: 125 e 150cc

• Honda inicia a comercialização do seu segundo carro nacional, o Honda Fit, primeiro carro nacional a oferecer transmissão automática CVT

• Honda Civic atinge marca histórica de 15 milhões de unidades produzidas em todo o mundo

• Honda Motor Co. registra recorde em vendas globais de automóveis, motocicletas e produtos de força

• Consórcio Nacional Honda atinge 1 milhão de clientes ativos

• Honda comemora 50 milhões de automóveis fabricados em todo o mundo

• Honda comemora 6 milhões de motocicletas produzidas no Brasil

• Honda anuncia a ampliação da fábrica de motocicletas de Manaus (AM)

2004

• Honda Motocicletas registra crescimento de 10% em 2003 no Brasil

• Honda Automóveis obtém crescimento de 53,8% em emplacamentos em 2003

• Honda Motor Co. desenvolve motor de avião e inicia testes com jato experimental

• Honda lança a sexta geração da sua motocicleta mais consagrada, a CG 150 Titan, antecipando tendências e trazendo diversas inovações

• Honda Motocicletas conquista título inédito em exportações: “Exportadora com Maior Diversificação de Mercados em 2003″

• Honda lança a nova CG 150 JOB, voltada ao segmento profissional, uma evolução da CG 125 Cargo

• Honda implanta o Projeto Agrícola, em um terreno localizado no município de Rio de Preto da Eva (AM), programa que visa o plantio de árvores e espécies ameaçadas de extinção

• Honda anuncia o lançamento das novas CG 150 Sport e CB 600F Hornet

2005

• Honda Motocicletas registra crescimento de 5% em 2004 no Brasil

• Honda lança a nova CG 125 Fan, um modelo acessível e de design despojado

• Honda Fit passa a contar também com a motorização de 1.5 litros

• Honda atinge a marca histórica de 7 milhões de motocicletas produzidas no Brasil

• Honda lança a nova Biz 125,mais bonita e ainda mais potente

• Honda lança a nova Shadow 750, sucessora da VT 600C Shadow, com inovações na motorização e na transmissão por eixo cardã, dentre outras.

Fonte da Cronologia: http://www.honda.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário